Pesquise aqui
Calvície
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Calvície é uma forma de alopécia caracterizada por uma gradual e progressiva perda de cabelos devido a fatores hereditários. O tipo mais comum de calvície masculina é a alopecia androgenética, ou calvície de padrão masculino. Ocorre em aproximadamente 50% dos homens.
Causa
A calvície masculina pode ser causada por uma alteração genética herdada de uma substância de ocorrência natural chamada DHT. Estudos já realizados de fios de cabelos de couros cabeludos calvos e não-calvos mostraram que, com a calvície de padrão masculino, os níveis de 5-alfa-redutase e DHT no couro cabeludo são consideravelmente altos. A 5-alfa-redutase é importante na formação de DHT e, consequentemente, níveis elevados de DHT estão associados com calvície masculina. A calvície masculina começa com o afinamento gradativo dos cabelos nas têmporas aumentando assim com o passar do tempo.
Diagnóstico
O diagnóstico deve ser realizado por um médico dermatologista para que este determine se o mesmo apresenta uma queda normal de cabelos ou se possui uma "influência genética". O dermatologista assim irá proceder para o exame visual onde o próprio concluirá se a pessoa possui uma queda definitiva dos cabelos e assim encaminhará o paciente para um tratamento.
Tratamento
O tratamento mais comum e mais conhecido para combater a calvície seria o transplante capilar.
Outro tratamento faz referência aos medicamentos como finasterida e minoxidil que devem ser recomendados por um dermatologista a fim de o paciente iniciar o tratamento. Em muitos os casos esse tipo de tratamento traz bons resultados sem contar o baixo custo da compra do medicamento que se encontra também na forma manipulada.
Alguns fatores de crescimento, como o fator de crescimento insulínico (IGF), o fator de crescimento fibrosblástico básico (bFGF), e o fator de crescimento vascular (VEGF), parecem estimular os folículos capilares. No Brasil esses fatores de crescimento já se encontram disponíveis para a manipulação de loções, e já vem na forma nanoencapsulada, o que potencializa muito a penetração na pele e duração do efeito.
Os tratamentos laser, geralmente oferecido a altos custos em clínicas capilares, se demonstraram de pouca ou nenhuma ajuda capilar, se limitando basicamente as propriedades anti-inflamatórias da luz ou laser vermelho (faixa ao redor de 650nm). A ação ani-inflamatória é semelhante a de um shampoo anticaspa medicinal. Alguns aparelhos que se dizem para uso capilar, e que se intitulam como laser, vendidos mercado a preços bem elevados, na verdade usam LEDs de baixa potência, e portanto insuficientes mesmo para um simples efeito anti-inflamatório.
Um estudo realizado pelo professor Luis Carlos Cucé, ex-professor da Universidade de São Paulo (uma das mais conceituadas universidades brasileiras), que se destinaria a averiguar se o laser teria algum efeito sobre os cabelos em pessoas com alopecia androgenética, até hoje nunca foi publicado.
Há evidência que apontam que o antibiótico roxitromicina teria um efeito benéfico para os cabelos quando aplicado na forma de loções tópicas. A roxitromicina tem efeito modulador da resposta imunológica. Um pequeno estudo clínico, com cerca de 10 pacientes portadores de alopecia androgenética, demonstrou que mais da metade deles obtiveram melhoras significativas quando ao crescimento e fortalecimento de fios miniaturizados. Especula-se que a roxitromicina teria efeito inibidor, na produção de algumas citocinas que seriam prejudicial aos queratinócitos.
Existem alguns medicamentos em fase de teste, e terapias novas como a multiplicação de células capilares, e tudo leva a crer que no futuro a calvície não seria mais um problema. A questão é quanto tempo levará para que eles se concretizem e estejam disponíveis.
Atualmente o principal problema, quanto aos tratamentos capilares verdadeiros e comprovados disponíveis, está no fato de que a maioria dos pacientes só procura um médico especializado depois que a perda capilar já chegou num estágio bem incômodo, e portanto com menores chances de bons resultados. Geralmente, as pessoas antes de procurar um bom médico acabam usando produtos vendidos na TV, ou shampoos que se intitulam anti-queda, mas que não tem efeito sobre o problema. Quanto mais cedo for diagnosticado o problema e a prescrição de um tratamento apropriado, maiores são as chances de controle da perda capilar. Mesmo assim a resposta ao tratamento varia de pessoa pra pessoa, pois cada pessoas responde de uma forma as medicações."
------------
Índice
"Ligações externas
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Calv%C3%ADcie"
Marcadores: Calvície
0 Comments:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
comentar
Postagem em destaque
"...lava seu rosto de manhã?"...
"... importância de se lavar o rosto à noite, antes de dormir, retirando os poluentes depositados ao longo do dia e, claro, a maquiage...
Postar um comentário
deixe seu comentário aqui...!..